x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 106

NFS-e sem retenção inss e irrf

Aline Araujo

Aline Araujo

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 1 dia Terça-Feira | 12 maio 2026 | 11:38

Olá colegas!

Estou a declarar irpf de autonomo com Inscrição municipal que prestou serviço para PJ (associação). O autonomo emitiu a NF, sem retenção de inss e irrpf. minha dúvida é: a PJ deveria ter retido esse valor? NF no valor de 3200 e outra 1100. Como devo proceder para não cair na malha ao declarar o imposto de renda dele?

se puderem me ajudar, ficarei muito agradecida.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Terça-Feira | 12 maio 2026 | 15:17

Boa Tarde,

Quando o prestador autônomo não emite NF, há retenção de INSS IRRF através da tabela PF, o fato do tomador ser uma ASSOCIAÇÃO não isenta a retenção.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Aline Araujo

Aline Araujo

há 8 horas Quarta-Feira | 13 maio 2026 | 09:13

Oi Telma... Bom dia. 
O autônomo emitiu a NF. A questão é que não veio com as retenções no campo devido. Porém no rodapé da nota existe observação com valores de tributos federais a pagar. A fonte pagadora informou q não emite informe de rendimentos. Estou sem saber como declarar essas notas. Estou confusa. Pq não sei se devo declarar a nota com valor cheio ou se devo solicitar a associação algum documento sobre a retenção do IRRF e inss. O serviço foi projeto arquitetônico (intelectual). 
O cliente está me cobrando a entrega da declaração dele, mas não quero enviar com essa pendência e depois correr risco de malha fina.

Aline Araujo

Aline Araujo

há 5 horas Quarta-Feira | 13 maio 2026 | 12:38

Olá Natanael! 
A NFS-se foi emitida sem retenção. 

Apenas no rodapé da nota tem um campo de observação informando retenção federal e o valor. Parece q foi pago uma guia por fora. Porém o autônomo não tem essa guia. Ainda assim ela estaria na EFD-Reinf? Pelo q entendi então realmente a associação é obrigada a reter, correto? Qdo falo com a contadora de lá ela diz q só faz informe de folha de pagamento dos funcionários. E q como na nota não tem retenção era pra ver relação de notas no site da prefeitura. Ela está correta? O autônomo informou q a associação pagou um valor por fora da nota q ele entregou um boleto q não sabe dizer o nome da guia pra associação pagar.

Natanael Braz

Natanael Braz

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 horas Quarta-Feira | 13 maio 2026 | 15:28

Aline Araujo, boa tarde.

Ainda assim ela estaria na EFD-Reinf?
Sim, deveria estar na EFD-Reinf.

Pelo q entendi então realmente a associação é obrigada a reter, correto?
Sim, CNPJ quando contrata serviço profissional (autônomo) de um CPF é obrigado a fazer a retenção do INSS e IRRF, salvo se o valor da retenção for inferior a R$10,00.

Ela está correta?
Em parte está correta. Haja visto que a retenção deveria ter sido informada na nota fiscal em campo próprio.

Natanael Braz
Contador -
[email protected]
Aline Araujo

Aline Araujo

há 14 minutos Quarta-Feira | 13 maio 2026 | 17:27

Boa tarde, Natanael!

Muito obrigada pela ajuda. 
Então nesse caso se não houve pagamento dos tributos, significa que o IRRF será cobrado na declaração do imposto de renda e tbm será cobrado INSS pela previdência, estou correta? Agora a cobrança do INSS será para a tomadora ou prestadora?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade